(Português) Doutorando do PPGEEL recebe Prêmio Catarinense de Inovação por Avanços no Tratamento de Câncer

10:22 AM

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

É com grande satisfação que comunicamos que o doutorando Eng. Me. Lucas Bertinetti Lopes, orientado pela Profª. Drª. Daniela Suzuki, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEEL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi premiado no dia 08 de novembro de 2024 com a segunda colocação no Prêmio Catarinense de Inovação — Professor Caspar Erich Stemmer, concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), na categoria Doutorando Inovador.

 

O estudo premiado está relacionado às tecnologias para o tratamento de cânceres utilizando pulsos elétricos (eletroquimioterapia). A partir dessas pesquisas, foi desenvolvida uma patente para eletrodos (https://sinova.ufsc.br/2023/05/26/invencao-auxilia-na-aplicacao-de-campos-eletricos-em-tecidos-vivos/) e géis condutivos para melhorar a segurança e a eficiência do tratamento. As principais vantagens dessa técnica incluem sua seletividade (preserva tecidos saudáveis), a possibilidade de tratar áreas onde a cirurgia poderia comprometer a qualidade de vida do paciente, o fato de ser um tratamento planejável e, ainda, a estimulação do sistema imunológico. Em particular, os benefícios são mais evidentes em cânceres em locais onde há pouco tecido disponível para ressecção cirúrgica, como em casos de cânceres de cabeça e pescoço. Embora no Brasil a técnica tenha sido aplicada principalmente por oncologistas veterinários em uma variedade de tipos de câncer, incluindo pele, bexiga e mama, nosso país se destaca por ser um dos maiores em número de tratamentos com eletroquimioterapia em seres vivos. Esta pesquisa é parte de uma linha de estudos sobre a aplicação de pulsos elétricos em sistemas biológicos (https://electroporation.ufsc.br/) desenvolvida no Instituto de Engenharia Biomédica (IEB-UFSC), www.ieb.ufsc.br. O projeto foi financiado por bolsas PIBIC, PIBIT, Capes e CNPq.

Parabéns ao Me. Lucas Bertinetti Lopes e a Profª. Drª. Daniela Suzuki!

Noticia UFSC

Noticia FAPESC