Inscrição – Mestrado

 

Datas

  • Data limite para inscrição:  5 de maio 2021.
  • Resultado da seleção: a partir de 20 de maio 2021.
  • Início das aulas do Semestre Letivo 2021.1: 14 de junho de 2021 (calendário e aulas presenciais e não presenciais seguirão as resoluções da UFSC vigentes no período).

Procedimento de Inscrição
O candidato deve seguir as etapas descritas a seguir para efetuar a inscrição e enviar a documentação.

  1. Primeira etapa: preencher o formulário disponibilizado no sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação (CAPG) da UFSC, disponível em https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/. O candidato deve fazer o seu cadastro, acessar o sistema, preencher o formulário de inscrição com os seus dados, enviar o formulário via sistema e gerar um PDF do comprovante de inscrição no site CAGP.
  2. Segunda etapa: Preencher as informações e documentação complementares através do formulário disponível em https://ppgeel.posgrad.ufsc.br/cursos-e-inscricoes/mestrado-em-engenharia-eletrica/inscricao-mestrado/. Um dos documentos solicitados será o PDF do formulário mencionado na Primeira Etapa.

Documentos Necessários

  • Formulários de inscrição devidamente preenchidos;
  • Fotocópia do CPF ou passaporte para estrangeiros ;
  • Fotocópia dos diplomas a partir da graduação *;
  • Histórico escolar a partir da graduação **.
  • Fotocópia da carteira de identidade CNH não substitui;
  • Uma fotografia 3x4;
  • Fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;
  • Curriculum na Plataforma Lattes;
  • Um mínimo de duas cartas de recomendação preenchidas por professores universitários ou profissionais de nível superior que possam opinar sobre a aptidão do candidato para estudos avançados. Os dados dos informantes devem ser fornecidos no formulário de inscrição on-line, que realizará o envio automático dos pedidos de cartas. O recebimento de ao menos duas cartas de recomendação é obrigatório.

* ou declaração de conclusão de curso, devendo a fotocópia do diploma ser entregue à secretaria no ato da primeira matrícula. Para estrangeiros os diplomas deverão ser autenticados pela embaixada do Brasil no país de origem.

** O histórico escolar de graduação obtido no estrangeiro deverá especificar o número de horas/aula para integralização do curso (mínimo de 2700 horas), bem como a sua duração (mínima de 4 anos). Mestrado realizado no exterior deverá ser equivalente ao realizado no PPGEEL.

Processo Seletivo e Funcionamento do Curso

A seleção dos candidatos inscritos para o Mestrado é feita por uma comissão de professores com representante discente e o processo de classificação é resultado da análise da documentação do candidato (curriculum vitae, histórico escolar e cartas de referência). O curso de mestrado tem duração regulamentar de dois anos sendo o primeiro ano dedicado à formação do aluno e o segundo à realização de pesquisas e redação da dissertação. A definição do tema de mestrado e do orientador se dá ao longo do primeiro ano de atividades a medida que os alunos adquirem a formação mínima requerida para os trabalhos de pesquisa. Os alunos recém ingressados no curso contarão com um orientador acadêmico, temporário e definido pelo PPGEEL, que os ajudará na escolha das disciplinas a serem cursadas até que os mesmos definam seus respectivos temas de mestrado e orientadores definitivos.


Bolsas

O programa dispõe atualmente de cerca de 70 bolsas de mestrado. Parte delas será alocada aos alunos que ingressarem no programa no início do ano, e obtiverem as melhores classificações no processo seletivo. As demais bolsas serão alocadas aos alunos com melhor desempenho acadêmico, à medida que dissertações em andamento forem sendo concluídas.


Inscrição

Edital Mestrado 2021-1

Formulário de Inscrição