Apresentação

Click na imagem acima para fazer o download do folder de apresentação do PPGEEL

Missão

"Produzir conhecimentos científicos e tecnológicos e formar profissionais para liderar os processsos de criação, transformação e disseminação do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da sociedade".


O PPGEEL iniciou suas atividades em 1971, com a criação do curso de mestrado. Tem contado com o suporte financeiro de diversos organismos nacionais e internacionais. Em junho de 1986 iniciou-se o processo de implantação do curso de doutorado em Engenharia Elétrica, que começou suas atividades em 1987. Em agosto de 1999 foi implantado o curso de mestrado profissional.

Na mais recente avaliação da CAPES/MEC (2010), o PPGEEL recebeu o conceito 6 (em uma escala de 1 a 7), estando entre os melhores e mais bem conceituados programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica do país. O corpo docente é altamente qualificado e a grande maioria dos alunos se dedica em tempo integral aos seus estudos, dispondo de bolsas de estudo da CAPES e do CNPq.

A proposta do PPGEEL é desenvolver pesquisas e promover a formação profissional com o necessário nível acadêmico e de interesse para a sociedade, através da interação com renomadas instituições de ensino do Brasil e do exterior. Integrar a universidade à comunidade, capacitando profissionais para que atuem em sintonia com as necessidades competitivas do setor produtivo.

O PPGEEL produz conhecimentos científicos e tecnológicos na área de Engenharia Elétrica associados à formação de Engenheiros e de profissionais altamente qualificados e capazes de conduzir os processos de criação, transformação e disseminação destes conhecimentos, contribuindo assim para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, permitindo, em consequência, a melhoria da qualidade de vida da população.

O PPGEEL forma mestres e doutores nas seguintes áreas de concentração:

  • Processamento de Energia
  • Processamento de Informação

As áreas de concentração do PPGEEL são divididas nas seguintes subáreas:

 

Mais informações sobre as áreas de concentração e grupos de pesquisa podem ser obtidas junto aos respectivos professores. Algumas informações estão disponíveis nos slides a seguir apresentados no dia 6 de outubro de 2015: PPGEEL_6_out_2015

Em outubro de 2016 o PGEEL já havia formado, 1.317 mestres410 doutores.