Inscrição – Doutorado

Curso de Doutorado em Engenharia Elétrica

Inscrição: Fluxo contínuo

Requisitos:

O candidato pode se inscrever a qualquer momento. No entanto, o envio da documentação à secretaria deverá ser feito pelo menos 45 dias antes da data definida, em comum acordo com o orientador, para o início das atividades.

Os pedidos de inscrição devem incluir os seguintes documentos:

  • Formulário de inscrição devidamente preenchido;
  • Fotocópia do CPF (passaporte para estrangeiros);
  • Fotocópia do diploma de curso de graduação;
  • Histórico escolar do curso de graduação 
  • Fotocópia do diploma de Mestrado ou certificado oficial comprovando experiência em atividades de pesquisa numa instituição pública ou privada durante pelo menos um semestre letivo após a obtenção do diploma de graduação.
  • Histórico escolar do curso de mestrado ou relatório comprovando experiência em atividades de pesquisa numa instituição pública ou privada durante pelo menos um semestre letivo após a obtenção do diploma de graduação. A comissão de seleção avaliará a qualidade e profundidade do relatório correspondente para eventual admissão do candidato;
  • Fotocópia da carteira de identidade;
  • Uma fotografia 3 X 4;
  • Fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;
  • Curriculum vitae;
  • Carta de encaminhamento do provável orientador, endossando a proposta e o candidato;
  • Duas cartas de recomendação, preenchidas por professores universitários ou profissionais de nível superior que possam opinar sobre a aptidão do candidato para estudos avançados, sendo uma delas preferencialmente escrita pelo orientador de dissertação de mestrado;
  • Projeto de Tese de Doutorado, elaborado em conjunto com o provável orientador do PPGEEL/UFSC, no qual deve ser feita uma descrição detalhada (com motivação, cronograma e referências) do trabalho que o candidato pretende desenvolver.
  • Lista das disciplinas já cursadas em nível de pós-graduação (anexar as ementas de cada disciplina e seus créditos correspondentes).

Processo Seletivo

O aceite dos candidatos para o Doutorado é feito em fluxo contínuo pelos professores membros do Comitê Gestor e a classificação dos alunos aceitos, para fins de distribuição de bolsas da CAPES e CNPq, acontece duas vezes por ano e é feita por uma comissão formada pelos professores membros do Comitê Gestor e pelo representante discente no colegiado do curso.

Na aprovação do projeto serão considerados o mérito do projeto a ser realizado, adequação do perfil do aluno e do orientador na realização do projeto e disponibilidade de orientação do professor orientador.

No processo de classificação dos alunos aceitos para fins de distribuição de bolsas os seguintes pontos são analisados:

  1. Curriculum vitae: monitorias, projetos de Iniciação Científica realizados, publicações e participações em eventos, proficiência em línguas.
  2. Histórico escolar : média geral, notas nas disciplinas básicas e afins da área pretendida no doutorado, reprovações,  conceito atribuído pelo MEC ao curso de graduação e mestrado realizados.
  3. Cartas de referência : Grau de conhecimento do aluno pelos informantes, classificação do aluno segundo os informantes.

Os alunos melhores classificados no processo de seleção receberão bolsas de doutorado, oferecidas pela CAPES e CNPq, à medida que estas bolsas se tornam disponíveis. O PPGEEL dispõe atualmente de 65 bolsas de doutorado oferecidas por essas instituições. A lista de classificação é revista ao longo do curso para levar em conta o desempenho dos alunos nas disciplinas realizadas durante o doutorado bem como o desempenho na fase de tese.


Formulários

Clique nos links abaixo para obter os modelos da ficha de inscrição e da carta de recomendação.

Formulário de Inscrição para o Doutorado: (.docx) (.pdf)
Carta de Referência: (.doc) (.pdf)